MENSAGEM PARA HOJE

Foi criado para animá-lo na luta do dia-a-dia.Confira, Divulgue, Comente, repasse aos seus amigos.

3.5.07

4 IGREJAS ADVENTISTAS

CONHEÇA AS 4 IGREJAS ADVENTISTAS
Existem no Brasil cerca de 4 grupos principais que levam o título "adventista" no nome. Vamos conhecer um pouco sobre cada um deles:

1- Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD). Podemos dizer que é a original. Surgiu em 1863 nos EUA com cerca de 3000 membros. Hoje são 14 milhões no mundo e 1,5 milhão no Brasil. É dona da segunda maior rede de colégios do mundo(colégios e universidades adventistas), de todas as rádios, redes de TV, a maioria das editoras etc…

Suas doutrinas são distintivas da maioria do mundo evangélico: santuário terrestre, santuário celestial, juízo investigativo, segunda vinda literal, imortalidade CONDICIONAL da alma, imutabilidade dos 10 mandamentos incluso o Sábado como dia do Senhor etc…

Embora tenha a Bíblia como única regra de fé, pelo qual todas as outras coisas são provadas, aceita o ministério profético de Ellen White (1827-1915). É a mais moderada em relação a tais escritos, tendo-os como conselhos inspirados. A IASD não acreditava na Trindade mas aceitou na prática após a decada de 1940 e formalmente em 1980.

Site: www.dsa.org.br

2- Igreja Adventista da Reforma: Surgiu após a 1° Guerra Mundial (1914-1918) na Alemanha como um movimento dissidente. A separação se deu porque a IASD americana não impôs a proibição total de seus membros irem a guerra deixando de acordo com a consciência de cada um. O fato de eles não terem na época todos os escritos de EGW traduzidos para o alemão, favoreceu ainda mais a separação porque não se via todo o seu contexto. Assim passaram a acusar a IASD de ter se tornado babilônia usando erroneamente passagens dos escritos de EGW.

Allen 27/12/06 Praticamente todas as doutrinas reformistas são iguais a dos adventistas do sétimo dia exceto que os reformistas colocam os conselhos de Ellen White como dogmas obrigatórios e ensinam que os 144 mil de apocalipse 7 são um número LITERAL de salvos nos últimos dias. Por causa dessa teologia restrita (poucos salvos) não se interessam muito pela pregação aos povos se centralizando na busca de levar a "verdade" aos adventistas do sétimo dia. É uma igreja trinitariana relativamente pequena.

site: http://www.gni.com.br/iasdmr-gbi/

3- Igreja Adventista da Promessa: Surgiu em 1932 em Pernambuco, através da união do adventismo tradicional com o pentecostalismo. Suas doutrinas são completamente diferentes dos outros adventistas. Não acreditam no santuário celestial, juízo investigativo, 3 mensagens angélicas e nem mesmo no ministério profético de Ellen White. Se apartaram tanto das verdades bíblicas a ponto de dizerem que Cristo teria morrido numa Quarta feira e teria ressuscitado no Sábado.

É uma igreja muito pequena que existe principalmente no Brasil. Não são considerados adventistaspelos outros grupos já que negam as principais doutrinas adventistas. (Santuário, 3 Mensagens, Juizo Investigativo)

Site: http://www.iapro.com.br/v2/index.asp

4- Aba-lei é um associação de igrejas adventistas brasileiras, angolanas e moçambicanas que não creem na Trindade. Estão ligadas a ela o grupo Adorai ao Criador, ou seja, Igreja Cristã Adventista e os Adventistas Bereanos. Surgiram em 2001. Estão de acordo com as doutrinas adventistas do 7° dia e o ministério profético de Ellen White. Na realidade os adventistas "leigos" como são chamados defendem a doutrina adventista original que não acreditava na Trindade oficiamente até 1980. Alguns são chamados também de "adventistas históricos".

Nos Estados Unidos os advs históricos que geralmente não creêm na Trindade convivem dentro da "Igreja Adventista do 7° Dia". No Brasil ouve a separação.

Site: www.adoraiaocriador.com

criado por phr.almeida    23:04:48 — Arquivado em: Sem categoria

4 Comentários »

  1. Comentário por Wilma — 4.5.07 @ 10:25:08

    Muito informativo, Paulo. Curioso como ontem mesmo eu conversava com uma colega de trabalho, no almoço, sobre as diversas correntes adventista e só conhecia a renovada e a da promessa. Achei muito interessante, estou repassando o link para ele. Abraços

  2. Comentário por Silvana — 5.5.07 @ 21:39:29

    Realmente, só conhecias as vertentes da Promessa e da Reforma… Aba-lei é novidade pra mim!

  3. Comentário por Ernesto Pina (junior costa) — 9.6.08 @ 19:36:30

    Paulo adorei a materia, fiquei mais informado so o Adventismo no nosso Brasil. Se eu entendi bem , a nossa igreja não reconhecia a Trindade??? foi isso?? um grande abraço e fique com Deus.

  4. Comentário por Greicy — 12.7.08 @ 23:32:23

    Super interessante, já que eu só conhecia a Promessa e Reforma. Valeu mesmo esta informação.

Deixe um comentário


Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://mensagemparahoje.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.